Eventos

[Eventos][bleft]

Notícias

[Notícias][bsummary]

Emprego

[Emprego][twocolumns]
SUA MARCA AQUI

Tecnologia

[Tecnologia][bsummary]

Encerramento do Festival Safra da Castanha 2019


8ª Edição do Festival Safra da Castanha

Depois de nove dias de evento terminou ontem (8) o Festival Safra da Castanha na Aldeia Gavião Kyikatêjê. Esse último dia foi reservado para as finais dos jogos e também para escolher a rainha do festival (Parxô Kwyi).

O Festival Safra da Castanha é uma iniciativa da Aldeia Gavião Kyikatêjê e objetiva estreitar os laços entre o Povo Gavião, outras etnias e o kupe (não-indígena), além disso, é um espaço de fortalecimento da cultura por meio do esporte.

Esse ano o Festival recebeu 14 aldeias de 4 etnias que mostraram seus esportes tradicionais, suas danças, cantos, pinturas corporais e artesanato para um público visitante de aproximadamente nove mil pessoas ao longo de toda a programação. Nas mídias socias da aldeia (Facebook e Instagram) o Festival também foi um sucesso, as postagens alcançaram mais de 120 mil pessoas até o dia do encerramento.

“Eu estou muito feliz com o resultado, o meu desejo é ver nosso povo unido, buscando alternativas pra assegurar que nossa cultura seja passada para as novas gerações, particularmente me emocionei em vários momentos ao longo do evento, seja com as crianças cantando na língua, seja com o respeito e a solidariedade demonstrados pelos competidores independente da rivalidade, já vamos pensar o evento do próximo ano, nosso desfio é fazer melhor e maior a cada edição”, destacou o cacique anfitrião, Zeca Gavião.








Nenhum comentário:

Comentários considerados de baixo calão ou ofensivo serão excluídos. Este é um espaço para debates saudáveis, pautados na argumentação.